AOL, anteriormente America Online, é um provedor de Internet corporativo e provedor de serviços Internet (ISP), de origem americana. A empresa se fundiu com Time Warner em 2001. Atualmente, o maior competidor da AOL é o MSN da Microsoft.
A sede da AOL é em Nova Iorque e possui sedes com instalações regionais em várias cidades, incluindo Xangai, Sydney, Frankfurt, Londres, Toronto, Tóquio, Paris e muitas outras.
Em 2009, a Time Warner desmembrou a AOL, através de um spin-off.
AOL na América Latina
Na América Latina, a AOL chegou em 1999 e foi chamada de AOL Latin America (AOLA) em forma de uma joint venture com o Banco Itaú (Brasil) e o Grupo Cisneros (Venezuela). Porém a empresa não conseguiu emplacar com nenhuma de suas subsidiárias na América Latina (Brasil, México, Argentina e Porto Rico).
Brasil
No Brasil, a AOL chegou em Novembro de 1999, com a promessa de ser o "maior provedor de Internet do país", porém problemas técnicos com os CDs de instalação e também a quantidade deles causou uma má imagem da empresa por parte dos brasileiros.[1] A empresa não conseguiu os mesmos resultados conseguidos no Estados Unidos e com um prejuízo de US$ 182 milhões em toda a América Latina (segundo o pedido de concordata da AOL Latin America), a AOL Brasil fechou suas portas oficialmente, no dia 17 de Março de 2006. A sua base de assinantes (fontes ligada a empresa disseram que era aproximadamente 200 mil assinantes, relativamente muito baixo) foi vendida para o provedor Terra.
Demais Países
A AOL Argentina foi vendida por apenas US$ 1 milhão para uma empresa de tecnologia portenha chamada Datco, que poderia contudo, continuar utilizando a marca "AOL". A parte de conteúdo ficou sob responsabilidade do jornal La Nación. A AOL México foi vendida para o grupo Alestra AT&T. A operação de Porto Rico passou para as mãos da AOL INC. dos Estados Unidos.
Com isso, a AOL Latin America foi diluída.
Volta a América Latina
Em 25 de junho de 2008, a AOL volta a atuar no continente sul-americano, pelo menos inicialmente, quatro países poderão contar com os serviços oferecidos pela empresa, como e-mail, notícias, mensagens instantâneas, chat e álbum de fotos: Argentina, Chile, Colômbia e Venezuela.
Já no Brasil, o serviço AOL Mail Brasil já se encontra disponível no endereço: http://webmail.aol.com.br, pelo que parece mais serviços estão sendo incluídos no site brasileiro: http://hp-consumer.my.aol.com.br/.
No entanto os serviços estão sendo incluídos aos poucos, mas sob administração geral da AOL LLC, sem nenhum representante oficial no Brasil.
Assinar:
Postar comentários
0 comentários: sobre AOL
Postar um comentário para AOL