Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos, em especial atividades como o planejamento, criação, produção e veiculação de peças publicitárias. Pode-se traçar a história da publicidade desde a antiguidade. Foi, porém, após a Revolução Francesa (1789), que a publicidade iniciou a trajetória que a levaria até o seu estágio atual de importância e desenvolvimento.
Hoje, todas as atividades humanas se beneficiam como o uso da publicidade: Profissionais liberais, como médicos, engenheiros, divulgam por meio dela, os seus serviços; os artistas anunciam suas exposições, seus discos, seus livros, etc…, a própria ciência vem utilizando os recursos da publicidade, promovendo suas descobertas e seus congressos por meio de cartazes, revistas, jornais, filmes, Internet e outros.
Anüncio publicitário é um gênero textual que tem a finalidade de promover uma marca de um produto ou de uma empresa, ou de promover uma idéia. A linguagem dos anúncios publicitários geralmente se adapta ao perfil do público ao qual eles se destinam e ao suporte ou veículo em que eles são publicados. A fim de alcançar seu objetivo, o publicitário se utiliza de inúmeros recursos da língua portuguesa.
- As figuras de linguagem (metáfora, prosopopéia,etc.)
- Onomatopéias.
- Ambigüidade (duplo sentido).
- Variedades linguísticas (gírias, linguagem técnica...)
- Estrangeirismos (principalmente palavras inglesas)
- Verbos no imperativo
- Variação gráfica de letras
- Textos informativos
- Recursos sonoros
- Ironias
- Imagens
O anúncio publicitário normalmente é constituído de linguagem verbal e de linguagem não-verbal.
- Finalidade do Gênero:
persuadir o leitor a consumir um produto ou aderir a uma idéia.
- Perfil dos interlocutores:
Leitores de jornais e revistas, espectadores de tv, ouvintes de rádio, usuários da internet.
- Suporte ou veículo:
Revistas, programas de tv, rádio, sites da internet.
Peça publicitária é cada um dos elementos produzidos para uma campanha de propaganda, campanha de publicidade ou de promoção de vendas. Eis uma relação das peças publicitárias mais comuns:
- anúncio (jornal ou revista)
- encarte
- filme (televisão)
- spot (rádio)
- jingle (rádio)
- cartaz
- outdoor
- cartazete : um cartaz pequeno com informações do produto;
- painel :
- letreiro
- folder
- broadside
- banner
- bandeirola : igual bandeirinhas de festa junina;
- móbile
- brinde
- display
0 comentários: sobre Pesquisa Sobre Publicidade
Postar um comentário para Pesquisa Sobre Publicidade