Sintaxe (pronunciação no AFI: [sí'tasɨ]) (do grego clássico σύνταξις "disposição", de σύν, transl. syn, "juntos", e τάξις, transl. táxis, "ordenação") é a classe gramatical que estuda a construção de frases nas línguas capazes de serem produzidas pelo ser humano também chamadas (línguas naturais). Sendo a parte da gramática que estuda a disposição das palavras no eixo sintagmático (na frase) e das mesmas no discurso, (discurso: conceito que será, muito brevemente, explicado no próximo parágrafo) incluindo a relação entre as diferentes combinações possíveis para transmitir um significado completo que possa ser compreendido. Quando o sujeito produtor do discurso não segue as regras (orientações) de sintaxe da norma culta está produzindo o que é chamado de solecismo.
A sintaxe é importante pois a unidade falada é a oração. Alguns estudos linguísticos levam em consideração apenas que o falante fala e o ouvinte ouve orações. Exceto quando um único signo linguístico é portador de um sentido completo, exemplo, "Socorro!" . No entanto, após Bakhtin, sabemos que não podemos pensar apenas que o falante "fala" e o ouvinte "ouve", pois, no discurso, a complexidade é bem maior, porque o falante ao produzir o seu discurso recupera uma série de outros que constituem o seu, e o discurso produzido irá gerar um efeito no ouvinte; que produzirá um discurso relacionado ao que ouviu, sendo esse com a mesma complexidade do anterior
Os primeiros passos dos estudos gramaticais (de sintaxe) da tradição europeia foram dados pelos antigos gregos, iniciando pelo filósofo Aristóteles, que foi um dos primeiros a contribuir com os estudos gramaticais e o primeiro a dividir a frase em sujeitos e predicados. Uma segunda contribuição fundamental deve-se a Frege que critica a análise aristotélica, propondo uma divisão da frase em função e argumento. Deste trabalho fundador, deriva toda a lógica formal contemporânea, bem como a sintaxe formal. No século XIX a filologia dedicou-se sobretudo à investigação nas áreas da fonologia e morfologia, não tendo reconhecido o contributo fundamental de Frege, que só em meados do século XX foi verdadeiramente apreciado.
O termo "sintaxe" também é usado para o ramo da computação que estuda o comportamento de sistemas matemáticos, como a lógica, e as linguagens de programação de computadores.
Há várias funções sintáticas. Algumas delas podem ser vistas abaixo:
Sintaxe de período simples:
- Sujeito
- Predicado
- Verbo de ligação
- Complemento nominal
- Verbo intransitivo
- Verbo transitivo direto
- Verbo transitivo indireto
- Verbo transitivo direto e indireto
- Objeto direto
- Aposto
- Objeto indireto
- Predicativo
- Adjunto adnominal
- Adjunto adverbial
- Agente da passiva
- Vocativo
- Orações coordenadas
- Orações subordinadas
0 comentários: sobre Sintaxe/Função Sintática
Postar um comentário para Sintaxe/Função Sintática