"Tik Tok" (estilizado como TiK ToK - uma alusão à tique-toque) é o primeiro single do cantora norte-americana Kesha. A canção foi produzida por Benny Blanco e Dr. Luke e co-escrita por Blanco, Dr. Luke e Kesha. Foi lançada em 7 de agosto de 2009 como o primeiro single do álbum de estréia de Kesha, Animal. A linha de abertura da música veio de uma experiência onde Kesha acordou cercado por belas mulheres, ao que ela imaginou estar como Diddy. A experiência provocou a escrita da música que mais tarde ela trouxe para seu produtor Dr. Luke, no qual tinha contato com Diddy, na esperança de uma colaboração, ele veio ao estúdio no mesmo dia e gravou suas falas e a música foi concluída.
De acordo com de Kesha a letra da canção são representativas e baseada em sua vida, a canção tem uma mensagem despreocupada e fala sobre não deixar nada te abater. A canção é um dance-pop e electro-pop minimalista que usa uma batida intercalada de vídeo-game com palmas e sintetizadores. Versos da canção usa o estilo vocal de rap, enquanto o refrão é cantado; toda a música se destaca no uso da Auto-Tune. Musicalmente, a canção tem sido comparada a Lady Gaga, Uffie e Fergie.
A canção gerou mistas revisões geralmente positivas dos críticos no seu lançamento. A mídia especializada elogiou geralmente a letra e a celebração festeira da vida, a produção da canção foi geralmente bem recebida, embora alguns críticos criticou a canção ppr soar irritante e sendo muito semelhante à realizada por outras faixas tais como Lady Gaga e Uffie. Ele obteve sucesso comercial no topo das paradas em onze países. Nos Estados Unidos, a canção quebrou o recorde para a maior soma de semana única de todos os tempos para uma artista feminina que mais vendeu 610 mil downloads digitais em uma semana. "Tik Tok" foi certificado disoc de platina cinco vezes pela Recording Industry Association of America (RIAA) pela venda de cinco milhões de cópias e vendeu mais de 5.633.000 de cópias nos Estados Unidos. A canção foi o single mais vendido no mundo em 2010, vendendo 12,8 milhões de cópias somente naquele ano.
O videoclipe da música foi dirigido por Syndrome. Ele começa com Kesha acordando em uma banheira em uma casa que não é dela, então ela anda em torno da cidade antes de ela ir para uma festa. O vídeo termina com Kesha deitado em uma banheira diferente da que ela inicialmente acordou. A canção foi performada e cantada por outros artistas várias vezes. Kesha se apresentou com a canção no programa Saturday Night Live, The Ellen DeGeneres Show, a MTV Europe Music Awards, entre outros.
Composição
"Tik Tok" é uma canção dance-pop otimista, que incorpora elementos do electropop na sua produção e batidas. Ela utiliza uma minimalista "batida de videogame" intercaladas com palmas e sintetizadores. Abrindo o canção dizendo: "Acordei de manhã me sentindo como P. Diddy", Kesha utiliza um estilo rap falado em versos, enquanto o refrão é cantado. Ao longo da música os vocal da Kesha são reforçados por meio do Auto-Tune em algumas partes. A canção também possui duas linhas de Diddy ("Hey, what up girl?" e "Let's Go"). Liricamente, a canção fala sobre o "excesso de prazeres, de beber" ("Não tenho nada nesse mundo, mas tenho bastante cerveja") aos homens ("Nós chutamos para escanteio a não ser que se pareçam Mick Jagger)". De acordo com Kesha as letras são representativos de si mesma, afirmando que "é sobre a minha vida, é 100% de mim".
De acordo com o partitura publicada no Musicnotes.com por Kobalt Music Publishing, a música é definida em tempo comum, com uma taxa moderada batida de 120 batimentos por minuto. A canção foi escrita no tom de Ré menor. Ela tem a seqüência de B ♭-C-Dm que sua progressão de acordes e vocais de Kesha na canção se estendem da nota de D3 a nota de D5. Musicalmente, a canção tem sido comparada ao single de estreia de Lady Gaga, "Just Dance", por sua composição semelhante e o contexto lírico e à Fergie por seu estilo de rap semelhantes.
Crítica Profissional
"Tik Tok" gerou mista avaliações geralmente positivas dos críticos em seu lançamento. Kelsey Paine da Billboard chama a música "uma carta de amor para DJs em todos os lugares, com aplausos que constroem a um crescendo de puro, infeccioso dance-pop". Paine, referindou a sua aparição em "Right Round", escreveu o que "oferece sua própria diversão e hino fútil para uma noite selvagem a fora", como ela canta sobre bebida e homens. A avaliação foi concluída com o consenso a estréia de Kesha, "revela um talento especial para dar início à festa." Jim Farber do New York Daily News chamou a canção "uma safra lamber de doce dançar também dente-rottingly suave para resistir", que caracterizou um "gancho esfaqueamento sintetizador". Fraser McAlpine da BBC, deu ao single quatro de cinco estrelas, chamou a canção de "cantiga sujinha" que tinha 'hit' escrito sobre toda a canção". McAlpine notou suas semelhanças com "Just Dance" da Lady Gaga em razão da matéria de festas, mas admite que "ela faz isso parecer embora meio divertido." Billy Johnson, Jr. de Yahoo! comparou "Tik Tok" a hit da década de 1980, com L'Trimm "Cars that Go Boom" e observou que Kesha "tomo[u] em L'styling Trimm's vocal para seu próprio hit." Nick Levine da Digital Spy deu a canção quatro de cinco estrelas, ele falou sobre a canção dando Kesha uma "imagem de vadia", mas descreveu as letras de uma maneira positiva. Levine disse que o uso de auto-tune foi "divertido" e descreveu faixa Dr. Luke de apoio como "insuflável" e "chicleteiro". A avaliação destacou o refrão da canção com Levine chamando-o de "stonking grande" e "completamente inútil da melhor maneira possível."
Jonah Weiner da Slate deu a música um comentário negativo dizendo que "a música configura um barco no linha de falha entre encantadoramente idiota e profundamente irritante." Ele, então, comparada a canção com o trabalho de outros artistas, afirmando que "os versos de rap estão sub-grau-Fergie, orgulhosamente recheado com groaners e para o inferno-com-a-data de expiração de gírias". Weiner ecoou o sentimento de que o enredo parecia "uma sequela" a "Just Dance", resumindo-o como "menina acorda bêbada, fica bêbada, encontra uma pista de dança e (spoiler alerta) fica ainda mais bêbada." Jon Caramanica do The New York Times descreveu a canção como "uma celebração velozes e picantes de noites e manhãs-após." Ele observou que "alguns compararam Kesha, desfavoravelmente, a Uffie, que é assinada que existe uma influente francesa de música eletrônica rótulada Ed Banger e cuja atrevimento-rap antecedeu Kesha é por um par de anos." No entanto, ele pensou que "se alguém deve sentir-se espoliados pelo" Tik Tok ", porém, é Lady Gaga, que provavelmente ouve parcelas significativas de seu hit "Just Dance" em sua melodia e tema"
Vídeo Musical
O videoclipe da música foi dirigido por Syndrome. Ele foi filmado no antigo bairro da Kesha e o carro apresentado no vídeo é dela. A cena da festa foi filmado na casa de seu amigo, que eles se referem como o "tanque de bêbado". A cantora disse que "a cena última festa está nesta casa chamado de tanque de bêbado, que é uma das casas da meu amigo que todos nós vamos festejar. Então, eu gosto porque é super honesto e genuíno."
O vídeo começa com Kesha acordando em uma banheira de uma casa, ela tropeça e começa a procurar por uma escova de dentes no banheiro. Ela vai à escada olhando para as fotos na parede. Kesha anda até a cozinha e passeia a uma família que está tomando café da manhã, assustando-os. Ela encolhe os ombros e, em seguida, deixa o lar e a família se levanta e segue-a. Quando ela chega à calçada, ela pega uma bicicleta de ouro falso contra um muro caiu e passeios fora. Kesha encontra um grupo de crianças e troca a bicicleta por seus aparelho de som deles. Os vídeo corta para outra cena em que ela rejeita um cara e é pega por um homem retratado por Simon Rex que a leva em uma Trans Am 1978 dourada. Eles são parados por um policial, que algema Kesha. A cena então mudam com ela cantando de pé na T-top que ela acena com a algema pendurada no seu braço esquerdo. A próxima cena mostra Kesha em uma sala vazia cheia de glitter. Ela então vai a uma festa com Rex para a cena final. O vídeo termina com Kesha deitada em uma banheira diferente do que ela acordou
Impacto Musical
A canção foi parodiada pelo grupo de comédia britânico The Beast Midnight. A paródia discute assuntos da juventude, como a tentativa de ver os corpos nus de mulheres e evitando a raiva dos pais. Depois de Kesha descobrir a paródia, ela postou em seu Twitter: "Caramba. É melhor que a minha versão..." A paródia foi lançada pelo iTunes em 15 de janeiro de 2010, a canção alcançou a posição número quatro na parada de singles da Austrália, e em 39 na parada de singles da Irlanda. "Tik Tok" foi usado na seqüência de abertura para o episódio de The Simpsons "To Surveil with Love", no qual todo o elenco dublou a música.
Uma paródia segunda aconteceu quando os soldados das Forças de Defesa de Israel criou IDF Tik Tok em 2010, um vídeo viral de dança que abre com seis soldados de infantaria em patrulha em Hebrom, andando cautelosamente por uma rua deserta, armados e vestindo roupas de combate, quando "Tik Tok" começa a tocar, e os soldados fazem movimentos de dança coreografados. O elenco da série musical Glee da FOX apresentou esta canção no episódio "Blame It on the Alcohol", com a personagem de Heather Morris, Brittany Pierce, assumindo a liderança. Avril Lavigne apresentou uma versão acústica da canção em seu repertório para a BBC's Radio 1. A música também esteve na trilha sonora da Malhação 2010.
0 comentários: sobre Tik Tok
Postar um comentário para Tik Tok