Tonicidade é uma propriedade da sílaba tônica, isso é, da sílaba que é pronunciada mais forte em uma palavra. É uma característica dependente de idioma que é estudada pela Prosódia. Dependendo do idioma, a sílaba tônica de uma palavra pode ou não ser marcada com acentos gráficos, de acordo com as regras de acentuação desse idioma.
Tonicidade Versos Idiomas
Idiomas como o latim, o alemão, o esperanto, e o francês não utilizam acentuação gráfica para marcar a tonicidade, pois suas regras de pronunciação são regulares. O Inglês também não utiliza acentos. Contudo, em inglês, a tonicidade das palavras é imprevisível.
Já o português e o espanhol utilizam acentos, como por exemplo, lâmpada (português) e lámpara (espanhol).
Sinais Gráficos
Os sinais gráficos utilizados para marcar a tonicidade das palavras variam conforme o idioma estudado. O Português, por exemplo, utiliza o acento agudo (´) e o circunflexo (^). Exemplos:
- Pároco
- Crônica
No alfabeto fonético internacional, produzido pela International Phonetic Association (Associação Fonética Internacional - IPA), a tonicidade é indicada por um apóstrofo (mais precisamente, pelo símbolo de minuto) imediatamente antes da sílaba tônica. Exemplo: ['silɐbɐ].
Poesia
A tonicidade, em geral a da última palavra, é utilizada para terminar a contagem das sílabas, sendo, por isso, importante para a métrica e a versificação
0 comentários: sobre Tonicidade
Postar um comentário para Tonicidade