Adedonha / Stop!

Stop! ou também conhecido como "uestópe", "istópi", ou ,dependendo a região, "adedanha" ou "adedonha", é um jogo muito comum entre as crianças e até mesmo entre adultos, onde inicialmente desenha-se uma tabela em um papel para cada jogador. Cada coluna recebe o nome de uma categoria de palavras como animais, automóveis, nomes pessoais, cores, famosos etc. e cada linha representa uma rodada do jogo.


O Jogo



Inicialmente desenha-se uma tabela em um papel para cada jogador. Cada coluna recebe o nome de uma categoria de palavras como animais, automóveis, nomes pessoais, cores, etc. A partir daí, sorteia-se uma letra entre os jogadores. Geralmente fala-se em coro: "UESTOPE" ou "ADEDÂ-NHA" ou "ADEDONHA" e todos jogam um número com a mão. Conta-se: ABCD até Z se o número passar de Z começa-se de novo no A (KW e Y são opcionais e geralmente são excluidas do jogo por causa da dificuldade assim como HQ e X). A partir dos dedos e se define a letra. Após isso, os participantes imediatamente têm que preencher uma linha inteira da tabela, com uma palavra (que seja começada com a letra sorteada) para cada coluna, devendo a palavra ser relacionada ao título daquela coluna.
O primeiro que conseguir preencher todas as colunas imediatamente grita "STOP!" e assim os outros participantes interrompem o preenchimento de suas tabelas e é começada a análise das respostas e a contagem de pontos.
As colunas mais comuns são: Nome*LugarObjetoFruta,Legume e Verdura (FLV) ; Cor; Animal; Carro; Marca; Profissão; Cidade, Estado e País (CEP); Partes do Corpo Humano (PCH);Filme, Desenho e Novela (FDN) e ainda algumas novas como Minha Sogra É; Minha Sogra Tem; Minha Sogra Usa ou Seu(a) Namorado(a) É que são mais regionais. Estão também a surgir novas categorias no que toca ao jogo dos adultos, como por exemplo: Posição Sexual, Drogas, Bebidas, Filmes, Bandas, etc.*(antigamente nomes masculinos e femininos eram separados criando as colunas: Homem e Mulher)

Pontuação

Geralmente, a pontuação é feita da seguinte maneira, por "rodada":
  • Quando um jogador escreve uma palavra invalida ele(a) ganha 0 pontos.
  • Quando um jogador escreve uma palavra valida repetida ele(a) recebe 5 pontos.
  • Quando um jogador escreve uma palavra valida original ele(a) recebe 10 pontos.
  • Quando apenas um jogador escreve uma palavra em uma certa categoria recebe 15 pontos.
  • Quando jogam mais que dois jogadores, se acontecer o caso de um dos jogadores não escrever uma palavra em uma certa categoria então todos os jogadores que tenham escrito uma palavra valida original recebem 20 pontos e os jogadores que tiverem escrito uma palavra valida repetida recebem 15 pontos
Depois de feita a pontuação da "rodada", é sorteada uma nova letra e tudo recomeça.
Ao final do jogo, é feita a contagem de pontos de todas as "rodadas" e a classificação dá-se pela disposição em ordem decrescente de pontos obtidos.
A resposta só é determinada valida ou invalida se todos os jogadores concordarem em recusar ou aceitar aquela resposta.

Regras

As regras de Stop! variam entre as regiões e, portanto, os grupos de pessoas estabelecem suas próprias regras. As regras geralmente seguem esse perfil:
Nome: Nomes de pessoas que pelo menos uma pessoa do grupo (fora quem a escolheu) conheça ou saiba que exista. Duas pessoas que colocaram nomes duplos que têm um nome em comum ganham pontuação (ex. Carlos Eduardo é diferente de Carlos Alberto). Nomes se diferem em gênero (Fernando não é a mesma coisa que Fernanda).(caso acontecer esses exemplos em um jogo cada um ganharia 10 pontos normalmente
ex. João, Ana, Ricardo, Sofia
Lugar, (C.E.P.): Qualquer cidade, estado, ou país que exista. Não se aceitam oceanos,continentes, regiões, planetas (assim como qualquer tipo de astro ou grupo do mesmo), condados, logradouros (rua, praça, etc.) e construções (casa, escola, prefeitura, etc.). Cidades e estados com o mesmo nome não são a mesma coisa (ex. Rio de Janeiro estado é diferente de Rio de Janeiro capital).
ex. Paris, Itália, Curitiba
Objeto: Qualquer tipo de ferramenta inanimada que é usada para ajudar a e/ou fabricar algum objeto e/ou que exerce alguma função a pessoa (ex. Televisão recebe e mostra vídeo a partir de ondas de rádio, logo é um objeto. Câmera fotográfica transforma luz em marcas fotográficas em um filme, logo é um objeto). Objetos não são gases nem líquidos (ex. água, ar). Substantivos compostos são aceitos.
ex. Caneta, Prato, Calculadora
Fruta: Geralmente são considerados tanto os Frutos (pela classificação biológica), quanto as Frutas (pela classificação popular). De acordo com a biologia, fruto é no que o ovário da flor se transforma depois de fecundado - frutos se divergem de pseudofrutos (ex. caju, morango) que não se originam do ovário da flor. Note que muitos frutos (do ponto de vista biológico) são consideradas legumes no sentido culinário (por exemplo, tomate; por outro lado, existem algumas frutas, como o morango ou o ananás que não são frutos em termos biológicos.
Em alguns jogos Fruta é compreendido por qualquer vegetal comestível (ex. cenoura, caju, alface) e até é mudado para Vegetal; em outros jogos também é substituído por Comida, que é compreendido por qualquer coisa comestível, não só por frutas e vegetais, mas também por nomes de pratos (ex. ovo, macarronada, picanha, etc.).
ex. Fruta: Tomate, Maçã, Morango; ex. Vegetal: Beterraba, Gengibre; ex. Comida: Pizza, Risoto, Carne Assada.
Cor: Qualquer tonalidade de cor que for possível formar com as sete cores da dispersão da luz (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta).
ex. Amarelo, Marrom, Dourado (ou ouro)
Animal: Animal é qualquer ser vivo, extinto ou não, pertencente ao Reino Animal.
ex. Águia, Elefante, Dinossauro
Carro: Qualquer máquina que se locomova através de quatro rodas e possua espaço para pelo menos uma pessoa dirigir. Serão aceitos apenas nomes de carros e não de suas fábricas (ex. Lamborghini Murciélago, Lamborghini é a fábrica e Murciélago é o carro).
ex. A6 (Audi), Gol (Volkswagen), Uno Mille (Fiat)
Marca: Nome de qualquer fábrica e/ou empresa que produz qualquer tipo de coisa ou presta qualquer tipo de serviço.
ex. Coca-Cola, Ford, Copel
Profissão: Nome de qualquer atividade exercercida com fins profissionais.
ex. Jornalista, Advogado, Lixeiro
Partes do Corpo Humano (P.C.H.): São partes do corpo humano qualquer parte que possa ser encontrada naturalmente no corpo humano (sistemas, órgãos, tecidos, células e organelas assim como membros). Não são partes do corpo humano: secreções como suor, urina, leite, etc.
ex. Olho, Joelho, Estômago
Minha Sogra É (MSÉ): Dentre todas é uma opção mais irreverente, utilizada para colocar um adjetivo qualquer referente a uma suposta sogra.
ex. Alegre, Brega, Chata
Eu sou (ES): Na qual a pessoa procura um adjetivo que a represente, é uma das mais complicadas, pois muitas vezes não nos vem À cabeça uma coisa realmente agradável.
ex. Lindo (a), Esperto (a), Irreverente


0 comentários: sobre Adedonha / Stop!

Postar um comentário para Adedonha / Stop!

© 2011 Downloads | Todos os direitos reservados - Designed by BTN