TV Rio

TV Rio foi uma emissora de televisão brasileira com sede no Rio de Janeiro. A emissora ocupava em sua primeira fase o prédio do antigo Cassino Atlântico na Avenida Atlântica em Copacabana. Numa fase posterior, a partir de 1987, a nova TV Rio passou a ocupar um imóvel tombado na Cidade Nova.


História



Primeira fase

Existiu entre 1955 e 1977 e numa tentativa de revitalização entre 1987 e 1992. Situava-se no canal 13 VHF, atualmente ocupado pela TV Record Rio de Janeiro. A TV Rio do período 1955/1977 tinha uma programação própria, mas trocava produções com a TV Record de São Paulo, da família Machado de Carvalho; pois pertencia ao cunhado de Paulo Machado de Carvalho, João Batista "Pipa" do Amaral, que adquiriu a concessão dada a Rádio Rio. Essa associação era chamada de Emissoras Unidas, a partir de 1967 até 1972, essa associação passou a chamar-se REI (Rede de Emissoras Independentes), a partir de 1972, isolou-se da TV Record e associou-se à TV Difusora de Porto Alegre, canal 10. Nessa época foi feita a primeira transmissão de TV em cores no Brasil, em março de 1972, transmitindo a Festa da Uva direto de Caxias do Sul.
Fizeram parte do elenco da primeira TV Rio nomes como Chacrinha, Norma Benguell, Moacyr Franco, Dercy Gonçalves, Consuelo Leandro, Ronald Golias, Flávio Cavalcanti e Chico Anysio. A TV Rio foi consagrada pelos seus programas de humor.


Excelentes programas existiram na saudosa TV Rio, ainda nos anos cinquenta, antes do video-tape, tais como a Família Boaventura e as Histórias do Dom Gatão que eram séries exibidas ao vivo, em auditório com plateia (tal como em um teatro).
Nos anos 60, a TV Rio foi a produtora de programas humorísticos famosos, aliás, sua especialidade, tais como: "O Riso é o Limite", "Teatro Psicodélico" e o "Chico Anysio Show", que estreou pela primeira vez na TV pela TV Rio em 1960.
Realizou famosos programas variados como: "Noite de Gala", "Espetáculos Tonelux", "Show 713", "Rio, cinco pras cinco", "Pergunte ao João", "Show Sem Limites", "Rio é Pra Valer" e "O Domingo é Nosso". Trouxe do teatro de revista famosas vedetes como Carmem Verônica, Dorinha Duval, Virgínia Lane em programas famosos como "Show Praça Onze" e "Noites Cariocas", musicados por João Roberto Kelly.
Foi também a primeira emissora de televisão do Brasil a dar atenção aos noticiosos, exibindo telejornais de sucesso como Correspondente Vemag e Telejornal Pirelli, ambos dirigidos por Walter Clark e apresentados por Léo Batista e Heron Domingues. Tinha também uma equipe esportiva de qualidade liderada por Armando Nogueira.
A TV Rio também apresentava vários programas dirigidos ao público jovem tais como: "Hoje é Dia de Rock", "Brotos no Treze", "Rio Jovem Guarda", apresentados por Jair de Taumaturgo, Carlos Imperial e outros. A TV Rio também recepcionou vários cantores internacionais famosos na época, realizando apresentações especiais, entre eles: Rita Pavone, Trini Lopez, Connie Francis, Gigliola Cinquetti, Sergio Endrigo, Brenda Lee, The Platters, Chris Montez, Tom Jones e muitos outros.
A TV Rio exibia muitos programas infantis que ficaram famosos como: Clube do Tio Hélio, Clube do Capitão Aventura, A Turma do Zorro, Comandante Meteoro e muitos outros. Foi a TV Rio, também, a responsável pelo lançamento no Brasil, em 1964, da série Japonesa National Kid, o maior sucesso infantil dos anos sessenta na televisão, até hoje lembrado e cultuado. Lançou também outras séries como Os Intocáveis, Bat Masterson, Família Adams, Aventuras Submarinas. Joias da Tela, James West e Além da Imaginação.
A TV Rio ainda produziu algumas telenovelas, a maioria escrita por Nelson Rodrigues com o pseudônimo Verônica Blake, tais como: A Morta sem espelho, Pouco amor não é amor, Sonho de amor, Acorrentados, Comédia Carioca, A Herança do Ódio, O Porto dos Sete Destinos e O Desconhecido.
No Final de 1964, a TV Rio comprou os direitos de exibição no Rio de Janeiro da telenovela O Direito de Nascer produzida pela TV Tupi de São Paulo, que acabou sendo o maior sucesso em audiência da televisão brasileira, atingido no seu último capítulo, o índice de 99,75% dos televisores ligados. A TV Rio promoveu a festa de encerramento da novela em agosto de 1965 no Maracanãzinho, com transmissão direta para São Paulo, e a apresentação de César de Alencar e Adalgisa Colombo e a participação do elenco da novela. Esse episódio acabou por decidir a demissão da direção da TV Tupi do Rio, que rejeitara a telenovela por achar que a mesma não teria audiência, visto já ter sido apresentada pelo rádio, alguns anos antes.
Outros programas da TV Rio também conseguiram audiência recorde como a "Buzina do Chacrinha" em 1962, que alcançou 99,6%; o humorístico "Noites Cariocas" em 1961, que alcançou 99%; as séries "Os Intocáveis" e "Bat Masterson" em 1962, que chegaram a 96% e o "Riso é o Limite" em 1961, que atingiu 98% de audiência; dando a TV Rio o slogan que assumiu na época: "Líder Absoluta de Audiência".
A TV Rio tinha como mascote, um "malandrinho carioca" com os olhos sobressaltados e um pandeiro na mão, em contrapartida aos mascotes da TV Tupi (o indiozinho), da TV Excelsior (duas crianças) e mais tarde da TV Globo (o gato). A TV Rio foi a primeira emissora de televisão do Brasil a realizar transmissões a longa distancia, via UHF, iniciando ainda na década de 50 com a transmissão em 1957 da missa direto da Basílica de Nossa Senhora Aparecida no dia 12 de outubro, mantendo uma sub-estação em Guaratinguetá, o canal 12, que retransmitia a programação direto da TV Rio. Também montou sub-estações, com retransmissões diretas do Rio, em Belo Horizonte, o canal 12 TV Belo Horizonte (hoje TV Globo Minas), Juiz de Fora, o canal 5 TV Juiz de Fora (hoje pertencente a InterTV - Rede Globo), Vitória, o canal 2 que depois foi transferido para canal 6 TV Vitória, Nova Friburgo, o canal 3 TV Nova Friburgo (hoje pertencente ao SBT) e Campos dos Goitacazes, o canal 8 TV Campos (hoje pertencente a InterTV - Rede Globo).
Em 1972, a emissora foi vendida para um grupo empresarial também proprietários da TV Difusora canal 10 de Porto Alegre, que tentou implantar uma programação baseada em filmes, séries e desenhos. A experiência não deu certo e em 1977, endividada, saiu do ar após ter os seus transmissores lacrados por falta de pagamento do aluguel dos cristais a RCA Eletrônica. Mais tarde, a emissora de Porto Alegre acabou sendo vendida para a Rede Bandeirantes.





Segunda fase


Na década de 1980, porém, a concessão do canal 13 do Rio de Janeiro é dada a Fundação Igreja Evangélica Ebenézer controlada pelo pastor Nilson Fanini (a primeira concessão de canal de televisão dada a uma entidade religiosa no Brasil). Fanini convida Walter Clark que havia sido diretor da TV Rio no final dos anos 50 até 1966, quando fora contratado pela TV Globo Rio de Janeiro. A idéia de Walter Clark era revitalizar a antiga emissora, recriando alguns programas como TV Rio é o Show e Sob a Luz do Meu Bairro para iniciar. Porém, os recursos da Fundação são poucos e Walter Clark decide, então, criar uma grade inovadora formada por atrações comandadas por locutores das rádios FM do Rio. Com isso os programas eram denominados "radiais". A programação era barata, pois os "clips" eram fornecidos pelas gravadoras gratuitamente para divulgação.
Clark e Fanini desentenderam-se antes mesmo da inauguração da emissora em 1987 e Walter Clark aguardou apenas a estreia da emissora, para pedir demissão e abandonar o projeto. Mesmo assim, a grade conhecida como "radiais" foi ao ar na implantação da emissora. Essa fórmula, porém, não apresentou bons resultados e houve uma mudança na programação. Raul Gil chegou a ter uma atração nesta nova fase da emissora, apresentando a segunda parte do programa Sábado Especial (a primeira parte era apresentada pelo locutor esportivo José Cunha).
Além do Sábado Especial, alguns programas que fizeram parte da grade de programação da TV Rio com algum sucesso foram Rio Mulher, Repórter Sem Medo, Rio Urgente, além do bloco esportivo Rio Urgente Esporte.
Em 1989, Nilson Fanini, num esforço para salvar a emissora, chama como sócio o deputado Múcio Athayde, proprietário da TV Goyá, montando com a emissora de Goiânia uma "Mini-rede". Athayde e Fanini compram para a "Mini-rede" os direitos de transmissão de alguns jogos da Taça Libertadores da América quando Bahia e Internacional foram os representantes brasileiros, sendo este último eliminado na semifinal pelo Olímpia do Paraguai.
Também em 1989 foi transmitido pela TV Rio um torneio chamado Rio, Futebol e Samba, onde os times eram formados por componentes de Escolas de Samba do Rio de Janeiro. As partidas eram realizadas aos Domingos, às 9h00 no antigo estádio Volney Braune, do América, que cedeu espaço para o Shopping Iguatemi, no Andaraí. O vencedor desta primeira e única edição foi a Mangueira.
A tentativa de salvação da emissora não deu certo e em 1992, a TV Rio foi vendida à Rede Record de Televisão passando a chamar-se TV Record Rio de Janeiro.

0 comentários: sobre TV Rio

Postar um comentário para TV Rio

© 2011 Downloads | Todos os direitos reservados - Designed by BTN