Duque de Caxias-RJ

Nome Original: Duque de Caxias Futebol Clube
Alcunhas: Gigante Tricolor da Baixada
Torcedor: Tricolor
Mascote: Águia
Fundação: 8 de Março de 2005
Estádio: Marrentão (Complexo Esportivo Romário de Souza Faria)
Capacidade: 7.000 pessoas
Mando em jogo: Engenhão; Claudio Moacyr; Marrentão; ETC.


Duque de Caxias Futebol Clube é uma agremiação esportiva da cidade de Duque de Caxias no estado do Rio de Janeiro, fundada a 8 de março de 2005. Suas cores são laranja, azul e branco. 


História


Foi formado a partir das instalações de um antigo clube que já disputava o profissionalismo, o Tamoio Futebol Clube, fundado a 22 de fevereiro de 1957, sediado no distrito duquecaxiense de Xerém. Sua antiga praças de esportes se chamava Neobey Brandão e seu espaço deu origem ao estádio atual, intituladoRomário de Souza Faria, oMarrentão. Como o Tamoio já se encontrava inativo, o grupo do então prefeito Washington Reis (PMDB) resolveu criar o Duque de Caxias, em 8 de março de 2005, para agregar maior espaço e apoio do município a uma agremiação da cidade.
Em sua estreia no futebol profissional, na Copa Rio de 2005, a equipe foi derrotada pelo Condor no estádio Louzadão, em Mesquita. A sua primeira vitória, também pela Copa Rio, aconteceu na terceira rodada, ao vencer o EC Resende por 2 a 0, no Estádio do Trabalhador. O Duque de Caxias terminou em 6º lugar nesta competição.
No ano seguinte, o Duque de Caxias conseguiu a vaga para a disputa da Segunda Divisão do Campeonato Carioca, depois de ser campeão invicto da seletiva que dava vagas na competição. No mesmo ano, disputou a Segunda Divisão, onde chegou à fase final. Entretanto, não conseguiu o acesso à Primeira Divisão, pois ficou em 6º lugar.
No ano de 2007, a equipe disputou a Copa Rio no primeiro semestre. Fez uma excelente campanha, terminando na 6ª posição, que mais tarde lhe daria a vaga para a Série C do Brasileiro de 2008. No segundo semestre de 2007, o Duque de Caxias disputou a Segunda Divisão Carioca. A equipe terminou a competição em 5º lugar. Como nesse ano as cinco melhores equipes subiam para a primeira divisão, pois a FFERJ desejava que o Campeonato Carioca fosse aumentado para dezesseis times, a equipe garantiu o acesso inédito à elite do futebol carioca.
Em 2008, o Duque de Caxias estreou no Campeonato Carioca de Primeira Divisão. A primeira partida foi memorável, vitória por 5x2 no América, na casa do adversário. A equipe caxiense terminou em 12º lugar, assegurando a última vaga para a Copa Rio de 2009. No segundo semestre, a equipe disputou a Copa Rio com um time muito desfalcado, e terminou em 6º lugar. Com a desistência da Cabofriense, que disputaria a Série C do Campeonato Brasileiro por ter sido vice-campeã da Copa Rio de 2007, e, ainda com com a recusa também de Bangu,Nova Iguaçu e Olaria (3º, 4º, e 5º lugares respectivamente), o Duque de Caxias ganha a vaga para o Série C do Campeonato Brasileiro de 2008. Com a vitória de 2x0 sobre o América (MG), na última fase, no Marrentão, a equipe já havia garantido presença na Série C de 2009. Entretanto, o Duque almejou passos mais largos, e ficou em 4º lugar na classificação geral na competição, garantindo assim a inédita vaga para o Campeonato Brasileiro da Série B de 2009.
Em 2009, no primeiro semestre, o Duque de Caxias disputou o Campeonato Carioca, quando estreou contra o seu maior rival, o Tigres do Brasil. A campanha foi irregular, terminando o clube na 13ª colocação. No segundo semestre, o Duque de Caxias disputou a Série B do Campeonato Brasileiro e, depois de altos e baixos, terminou a competição em 8º lugar, após ficar seis jogos invictos na reta final. No mês de novembro, o time B do Duque de Caxias disputou um torneio internacional - o Number One BTV Cup, em sua nona edição - no Vietnã. Tornou-se campeão invicto, após vencer o Dong Tam Long An por 2 x 1 na final, sendo este o seu primeiro título internacional.
Em 2010, o Duque de Caxias fez uma má campanha no Campeonato Estadual, chegando a ter de disputar um triangular com Resende e Friburguense para apontar o segundo rebaixado à Série B de 2011, pois o primeiro fora o Tigres do Brasil, último na classificação geral ao final de dois turnos. Acabou se livrando do descenso, ficando em primeiro na classificação. O rebaixado foi o Friburguense. No segundo semestre, o Tricolor começou mal, mas reagiu e terminou a Série B em 11º lugar.

Hino

Tu és a alegria do povo,
gigante Tricolor da Baixada,
Espírito guerreiro de Campeão.
Pra sempre no meu coração.
Majestoso Duque de Caxias,
Tuas cores são de explendor,
Tua Gloria e Minha euforia
Tua História de Fé de amor
É Duque de Caxias Campeão.
É raça! É luta! É fibra! sempre a tua tradição.
É DUQUE! É DUQUE! É DUQUE CAMPEÃO.
No grito da galera, no tom da emoção,
Orgulho da imensa nação.
Títulos
  • BTV Cup (2009)
  • Campeonato Carioca de Futebol Feminino (2011)
  • Copa do Brasil Feminina (2010)
  • Seletiva para a 2ª Divisão do Campeonato Carioca (2006)
Futebol Feminino

Ainda em 2010, firmou uma parceria com o CEPE-Caxias para disputar a Copa do Brasil Feminina. Com uma campanha espetacular, o clube conquistou o maior título de sua história. Após vencer o Foz do Iguaçu por 1 a 0, o Duque de Caxias se sagrou campeão pela primeira vez. É o primeiro e único título nacional do Duque, que em 2011 será o representante brasileiro na Libertadores Feminina. EM 2011, a parceria conquistou seu segundo título, ao se sagrar campeão do Campeonato Estadual Feminino de forma invicta.

Futebol Society

No final do ano de 2010, o Duque de Caxias confirmou a sua participação no Futebol de 7, conhecido também como futebol society. O clube jogará o Campeonato Carioca de 2011 em parceria com o Exata Futebol Society, clube tradicional nesta categoria.

Estádio

Costuma mandar os seus jogos no Estádio Romário de Souza Faria, o popular Marrentão, em Xerém, distrito da cidade de Duque de Caxias. O estádio tem capacidade somente para sete mil torcedores. Porém, a diretoria estuda a ampliação do estádio, pois para a Série B do Campeonato Brasileiro é necessário uma praça esportiva com capacidade superior a dez mil espectadores. Na Série C, onde essa capacidade foi exigida apenas na fase final, o Duque de Caxias mandou seus jogos no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.
Durante a Série B de 2009 a agremiação mandou suas partidas no Estádio Giulite Coutinho, em Édson Passos, no município de Mesquita, na Baixada Fluminense e alguns outros no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Apenas a partida contra o Vasco da Gama se deu no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Durante os seus primeiros anos de existência, a agremiação mandava os seus jogos alternando entre São Januário e o Vasco-Barra, por conta de uma parceria com o Vasco da Gama. Com a reforma do Estádio Municipal Telê Santana, mais conhecido como Maracanãzinho de Duque de Caxias, a equipe mandou os seus jogos nesse local durante 2006 e 2007.

0 comentários: sobre Duque de Caxias-RJ

Postar um comentário para Duque de Caxias-RJ

© 2011 Downloads | Todos os direitos reservados - Designed by BTN