Big Brother Brasil 12

Logotipo do programa na sua 12ª versão.
Big Brother Brasil 12 foi a décima segunda temporada do reality show Big Brother Brasil. Foi exibido de 10 de janeiro a 29 de março de 2012 pela Rede Globo. Foi apresentado por Pedro Bial, produzido pela Endemol Globo e dirigido por José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho. A edição foi vencida pelo sul-mato-grossense Rafael "Fael" Cordeiro, com 92% dos votos. O prêmio foi de R$ 1,5 milhão sem desconto de impostos.


O Jogo


Seleção

A seleção dos participantes desta edição se deu em duas etapas. A primeira etapa foi a Seletiva Regional, feita pelo primeiro semestre de 2011, e suas inscrições feitas somente pela internet,(no sitie oficial) com a produção selecionando candidatos por região do Brasil. Nesta etapa não era necessário o envio de vídeo. A segunda etapa foi a Seletiva Nacional, onde todos concorreriam por uma vaga, e podendo se inscrever por correio ou internet, conforme seleções anteriores.

Novos participantes

A entrada dos 12 primeiros participantes se deu pelas 13 horas do dia 10 de janeiro. Como prova de mostrar o dinamismo da seleção dos participantes pelo programa, realizou-se a entrada de mais quatro integrantes ao vivo pelo programa ainda no primeiro dia. Os escolhidos foram Analice, Daniel, Fael e Monique.

Mudanças na prova do Líder

Como nas temporadas anteriores, a cada semana os participantes competem em uma prova para definir o líder da semana. Entretanto, nessa temporada nem todos participarão da prova do líder. Em cada semana, um participante da casa terá o "poder do não", que irá vetar um número de companheiros da prova. Na 3ª semana, eventualmente dois participantes compartilharam o poder (Fabiana e Rafa). A partir da 8ª semana, não houve mais "poder do não".
O líder da semana não é elegível para um segundo mandato consecutivo e não participa da prova do líder seguinte. Isto até a 11ª prova do Líder, onde, a partir deste dia, todos, sem exceção, participarão da prova.
Em provas de resistência, o vencedor só será coroado Líder no programa seguinte ao fim da prova. Isto para saberem se o vencedor é Líder mesmo ou fez algo durante a prova que provocaria sua eliminação desta.

Shows e Participações Especiais

O programa recebeu os seguintes shows desde a sua estreia:
  • 14 de janeiro - DJ André Marques (Festa Fusion)
  • 18 de janeiro - DJ Bernardo Novaes (Festa Rosas)
  • 21 de janeiro - DJ Thascya e DJ Morgana (Festa Burlesca)
  • 25 de janeiro - DJ Yves LaRock (Festa Halloween)
  • 28 de janeiro - DJ Tulio (Festa Era de Aquarius)
  • 1 de fevereiro - Luan Santana e banda (Festa Tudo Azul)
  • 4 de fevereiro - DJ André Werneck (Festa Amarelinha)
  • 8 de fevereiro - Michel Teló e banda (Festa Luau)
  • 11 de fevereiro - Jammil e uma Noites (Festa Árabe)
  • 15 de fevereiro - Claudia Leitte e banda (Festa Guaraná)
  • 18 de fevereiro - DJ João Brasil (Festa Ouro)
  • 22 de fevereiro - Banda Sambô (Festa Lapinha) 
  • 25 de fevereiro - Projeto Dexterz (Festa Réveillon) 
  • 29 de fevereiro - Roberto Ravioli e Andorinha Dorinha (Festa Azeite Andorinha)
  • 3 de março - DJ Casteja e DJ Marcelo Maia (Festa Dancing Days)
  • 7 de março - Jota Quest (Festa Pop Brasil)
  • 14 de março - Zezé Di Camargo & Luciano e banda (Festa com show de Zezé di Camargo e Luciano)
  • 21 de março - Daniela Mercury e banda (Festa com show de Daniela Mercury) 
  • 29 de março - Thiaguinho e banda (Final)
Em todas as festas esteve presente uma pessoa vestida de urso e a partir da festa do dia 25 de fevereiro (Festa Réveillon) esteve presente uma pessoa vestida de ursa.

Controvérsias

Desistências

Dos doze integrantes do elenco inicial revelados no dia 4 de janeiro, dois deles desistiram ainda no pré-confinamento e precisaram ser substituídos. Apesar da colocação por parte da Rede Globo de que as desistências teriam ocorrido por motivos pessoais (incapacidade de lidar com o confinamento do programa e proibição de aparelhos celulares e remédios para dormir), ambos revelaram posteriormente que desistiram por outros motivos: o primeiro por não poder seguir suas rotinas diárias após ingressar no reality show, e a segunda por receio de como a imprensa a retrataria. A Rede Globo ainda mencionou que um dos participantes pediu para voltar, mas devido às regras do programa, uma vez fora, é impossível voltar.

Monique e Daniel

O participante Daniel foi expulso do programa por suspeita de ter agido de forma abusiva contra sua parceira de confinamento Monique, após a primeira festa da edição. A polêmica veio à tona depois que um vídeo foi divulgado na internet mostrando os dois em uma cama. Debaixo das cobertas, Daniel agarra a colega que, aparentemente, não reagiu aos afetos dele por estar desacordada. Uma diligência policial foi à casa e abriu um registro de ocorrência para ouvir os envolvidos. Daniel deixou o programa no dia 16 de janeiro sob a justificativa de "grave comportamento inadequado" por parte da Rede Globo. Além da movimentação que causou na Internet, o fato foi divulgado pelas principais mídias impressas e televisivas do país e também alcançou repercussão internacional, com destaque em publicações como os jornais britânicos Daily Mail e The Guardian e o jornal australiano Sydney Morning Herald, que destacou as críticas contra a emissora que o episódio gerou.

Erro na última prova do líder

Após algumas horas do termino da última prova do líder, Jonas afirmou para o participante Fael que Fabiana foi favorecida na prova, ele contou que a participante errou o botão e acertou a bancada e mesmo assim luz acendeu. "Sei se estou viajando, mas não consigo guardar o que tenho vontade de falar. Aquilo que aconteceu que eu e o Bial percebemos, que a Fabiana apertou antes, aconteceu mais uma vez", disse Jonas para o veterinário, também reclamando do fato da apresentadora ter demorado para responder a última pergunta: "tentar adivinhar eu também posso!".
O modelo ficou tão inconformado que durante a manhã seguinte confessou que pensara em trapacear para vencer a prova, vistou que nada havia acontecido a Fabiana. "Quando estava na 12ª pergunta, eu queria bater antes do "já" para anular a questão e eu vencer", admitiu. "Mas só anulou a minha pergunta da motocicleta e o Bial disse que seria a última vez", disse o caubói. "Na vez da Fabiana também", lamentou o modelo.

Participantes


  • As informações referentes a profissão dos participantes estão de acordo com o momento em que ingressaram no programa.

Nome completoData de nascimentoProfissãoOnde moraResultado
Rafael Alves Cordeiro (Fael)23/11/1986Médico veterinárioAral Moreira, Mato Grosso do SulVencedor
em 29 de março de 2012

Fabiana Aparecida Teixeira da Silva26/01/1976Garota-propagandaRibeirão Preto, São Paulo2º lugar
em 29 de março de 2012

Jonas Fernando Sulzbach07/02/1986ModeloLajeado, Rio Grande do Sul13º eliminado
em 27 de março de 2012

Kelly Medeiros dos Santos28/12/1983Assistente comercialAlmenara, Minas Gerais12ª eliminada
em 25 de março de 2012

João Carvalho15/04/1965Representante comercialDivinópolis, Minas Gerais11º eliminado
em 20 de março de 2012

Monique Amin Popper17/05/1988Estudante de administraçãoPorto Alegre, Rio Grande do Sul10ª eliminada
em 18 de março de 2012

Yuri Fernandes Magalhães de Almeida31/10/1985Professor de Muay thaiGoiânia, Goiás9º eliminado
em 13 de março de 2012

Renata Dávila Hurtado05/02/1990Estudante de psicologiaBelo Horizonte, Minas Gerais8ª eliminada
em 6 de março de 2012

Rafael Leandro de Oliveira (Rafa)02/08/1976Projetista de iluminaçãoRio de Janeiro, Rio de Janeiro7º eliminado
em 28 de fevereiro de 2012

Laisa de Moraes Portela26/12/1988Estudante de medicinaEspumoso, Rio Grande do Sul6ª eliminada
em 21 de fevereiro de 2012

João Mauricio Dantas Leite13/11/1977PecuaristaGoiânia, Goiás5º eliminado
em 14 de fevereiro de 2012

Ronaldo Peres Marques Pinheiro24/04/1980VendedorJacareí, São Paulo4º eliminado
em 7 de fevereiro de 2012

Mayara Medeiros22/08/1988Arte educadoraJales, São Paulo3ª eliminada
em 31 de janeiro de 2012

Jakeline Leal Lucena30/07/1989Estudante de zootecniaFeira de Santana, Bahia2ª eliminada
em 24 de janeiro de 2012

Analice Mateus de Souza18/06/1985Dona de barBelo Horizonte, Minas Gerais1ª eliminada
em 17 de janeiro de 2012

Daniel Gustavo Rodrigues Echaniz27/11/1980ModeloSão Paulo, São PauloExpulso
em 16 de janeiro de 2012


Notas

1 Kelly conquistou imunidade ao vencer uma prova de resistência. A prova durou 30 horas, a mais longa na história do programa.[
2 Kelly recebeu o Poder do Não automaticamente por ter vencido a Prova da Imunidade. Kelly, além de ter que vetar 5 participantes da Prova do Líder, foi vetada automaticamente também.
3 Daniel foi expulso antes da primeira eliminação por ato indevido durante a primeira festa do programa.
4 O paredão da segunda semana foi o mais acirrado de todos os paredões eliminatórios desde a sua primeira edição, com apenas 0,94% de diferença.
5 Fael atendeu o Big Fone e foi informado que no domingo ele poderia imunizar um participante. Contanto, teria que manter segredo, sob pena de punição. Fael imunizou João Mauricio.
6 Laisa atendeu o Big Fone e ganhou o Poder Supremo e pode mudar a decisão do Líder ou do Anjo na semana do telefonema ou na próxima quando solicitada pelo apresentador. Laisa preferiu não usar este artifício nesta semana.
7 Kelly atendeu o Big Fone e foi informada que ganhou imunidade, porém, para que os participantes não percebessem, ela teria que colocar uma pulseira em um participante que menos gostava (Yuri), até revelar sua própria imunidade no domingo.
8 Laisa usou o Poder Supremo para vetar a decisão do Anjo Yuri, passando a imunidade dada para Monique para o próprio.
9 Por consequência de um erro na prova original do líder, Yuri perdeu sua liderança e a prova foi refeita, garantindo a liderança de Fael. A prova do Anjo também teve seu resultado comprometido e foi feita uma nova prova. A vencedora foi Renata.
10 Jonas atendeu o Big Fone e recebeu o último Poder do Não. Ele foi informado que teria de colocar duas pulseiras nos braços de seus escolhidos, Monique e Rafa. Assim sendo, ambos não participaram da seguinte Prova do Líder.
11 Houve um empate na votação da casa entre Kelly e Yuri, que receberam 4 votos cada. A Líder Fabiana deu o voto de minerva, indicando Yuri.
12 Monique ao ganhar a última Prova do Anjo ficou automaticamente imune ao invés de ganhar o poder de imunizar alguém, mas todos só ficaram sabendo disto no domingo, antes da votação e depois de Monique dizer que ia imunizar Yuri, quando foi interrompida pelo apresentador que deu a notícia do Anjo Imune.
13 Houve um empate na votação da casa entre Kelly e Fael, que receberam 2 votos cada. A Líder Fabiana deu o voto de minerva, indicando Fael.
14 Não houve necessidade de votar no confessionário pois Kelly e Fael apenas votariam um no outro. Jonas então votou em Kelly, definindo o paredão.
15 Fabiana venceu a última prova do líder e garantiu vaga na final. Os outros 2 foram automaticamente colocados no paredão.
16 Na final, os votos foram para escolher um vencedor, e não para eliminar cujo(s) participante(s) em paredões anteriores.

0 comentários: sobre Big Brother Brasil 12

Postar um comentário para Big Brother Brasil 12

© 2011 Downloads | Todos os direitos reservados - Designed by BTN