Insensato Coração


Insensato Coração é uma telenovela brasileira que foi produzida e exibida pela Rede Globo, escrita por Gilberto Braga e Ricardo Linhares e dirigida por Dennis Carvalho. Embora suceda Passione - o que a tornaria a 75ª "novela das oito" - foi oficialmente denominada "a nova novela das nove" da emissora, sendo 1ª produção do gênero a adotar essa denominação. Com início em 17 de janeiro de 2011, Insensato Coração enfrentou uma série de problemas durante o início de suas gravações devido a saída dos atores Ana Paula Arósio e Fábio Assunção, o que fez com que fosse cogitada uma alteração na data de sua estreia. A telenovela exibiu seu último capítulo no dia 19 de agosto de 2011.
Eriberto Leão, Paola Oliveira, Deborah Secco, Camila Pitanga, Lázaro Ramos, Deborah Evelyn, Natália do Valle, Antônio Fagundes, Herson Capri, Isabela Garcia,Cássio Gabus Mendes, Marcelo Valle, Juliano Cazarré, Giovanna Lancellotti, Jonatas Faro, Bruna Linzmeyer, Ana Lúcia Torre, Louise Cardoso, Rosi Campos, Petrônio Gontijo, Tarcísio Meira, Cristiana Oliveira, Nathalia Timberg, Rodrigo Andrade, Maria Clara Gueiros, Ricardo Tozzi, Fernanda Paes Leme, Gabriel Braga Nunes e Glória Pires interpretaram os papéis principais, numa trama que aborda diferentes relações familiares entre membros da classe média brasileira, focando na conflituosa relação entre os irmãos Pedro e Léo.

Pré-produção

Gilberto Braga e Ricardo Linhares estavam escalados para serem os responsáveis pela produção que sucederia Passione. A trama, cujo título provisório chegou a ser "Lado a Lado", ganhou o título oficial de "Insensato Coração". Suas filmagens, previstas para terem início no último quadrimestre de 2010, na cidade de Florianópolis, foram realizadas em setembro, numa iniciativa que visava impedir que as gravações ocorressem no mesmo período em que a quantidade de turistas na cidade aumenta.
Entretanto, o trio de protagonistas inicialmente escalado - Ana Paula Arósio, Fábio Assunção e Eriberto Leão - seria quase que integralmente substituído: Arósio faltou às gravações em mais de uma oportunidade, e, tendo acumulado ainda vários atrasos, acabou sendo desligada da produção em 13 de outubro de 2010. Após sucessivas especulações sobre quem a sucederia, a atriz Paola Oliveira foi anunciada como a substituta em 18 de outubro de 2010. No final do mês seguinte, Assunção faltou dois dias de gravação, após as gravações em Florianopólis já terem se encerrado e a produção se mudado integralmente para o Rio. O ator foi convocado pela direção da emissora para uma reunião emergencial, e, em 2 de dezembro, anunciou seu desligamento da produção, fazendo com que todas as suas cenas tivessem que ser regravadas pelo ator Gabriel Braga Nunes, escolhido para substitui-lo.
Os atrasos na produção de Insensato Coração, cuja estreia havia sido anunciada para 17 de janeiro de 2011 levaram a imprensa a especular que Passione poderia ser estendida, não mais encerrando-se em 14 de janeiro - o que foi prontamente negado pelo autor Silvio de Abreu, quando questionado pela imprensa.

Da substituição de Fábio Assunção

O ator Gabriel Braga Nunes durante o lançamento da telenovela Cidadão Brasileiro, que protagonizou na Rede Record.
No final de Novembro, Assunção faltou dois dias de gravação, após as gravações em Florianopólis já terem se encerrado e a produção se mudado integralmente para o Rio. O ator foi convocado pela direção da emissora para uma reunião emergencial, e, em 2 de dezembro, anunciou seu desligamento da produção, fazendo com que todas as suas cenas tivessem que ser regravadas pelo ator Gabriel Braga Nunes, escolhido para substitui-lo.
A jornalista Patrícia Kogut, ligado ao jornal O Globo e ao portal de notícia Globo.com, ventilou quatro possíveis substitutos: Wagner Moura, Selton Mello, Rodrigo Santoro e Eduardo Moscovis. Outros jornalistas também anunciaram tais profissionais como possíveis substitutos, incluindo os atores Márcio Garcia, Gabriel Braga Nunes e Malvino Salvador entre os concorrentes. Garcia negou ter sido convidado, e, em 3 de dezembro, o jornalista Flávio Ricco, do UOL, anunciou como "confirmada" a escolha do ator Gabriel Braga Nunes.
Braga Nunes, que havia em 2010 saído da Rede Record e retornado à Globo numa aclamada participação no episódio "A Atormentada da Tijuca", da série As Cariocas, onde havia atuado ao lado de Paola Oliveira, acabou sendo oficialmente anunciado como o substituto de Assunção no mesmo.

Enredo

Léo é um sujeito mau caráter, que se envolve com contrabandistas de caça-níqueis e é viciado em prostitutas. Em suas armações, ele envolve Norma, uma pacata e honesta enfermeira, responsável pelos cuidados de um idoso rico, muito doente e sozinho. Norma desconhece as reais intenções de Léo, que busca tão somente se aproveitar dela para herdar a fortuna que o velho deseja lhe deixar. Depois de ser enganada e humilhada por Léo, Norma vai presa injustamente, acusada da morte do seu ex-patrão. Ela cumpre pena e tem apenas um objetivo na vida: vingar-se do homem que a fizera sofrer. O clímax acontece quando Norma, depois de ter saído da prisão e se casado com um milionário, arma para Léo transformando-o em uma espécie de escravo em sua mansão, sob a ameaça de ele ser entregue à polícia pelos crimes cometidos.
Pedro, o irmão de Léo, é piloto de avião e, ao salvar uma aeronave de um sequestro, se apaixona à primeira vista por Marina. Mas Pedro é noivo de Luciana, uma antiga amiga de Marina, e os dois desconhecem este fato a princípio. O rapaz acaba por se envolver em um outro episódio aéreo: um acidente no qual a noiva morre. Ele fica paraplégico, é responsabilizado pela morte de Luciana e, deprimido, rompe com Marina.
Do outro lado da história está André Gurgel, um bem sucedido designer e um sedutor incorrigível. Ele é o tipo de cara que não sai com a mesma mulher duas vezes. Mas revê suas regras quando se envolve com a bela Carol, que engravida e lhe dá um filho. Enquanto André se envolve a garota Leila, Carol acaba tendo um romance com Raul, pai dos irmãos Léo e Pedro, que rompera seu casamento com Wanda.
Natalie Lamour, a ex-participante de um reality show, faz qualquer coisa para se manter em evidência na mídia. E não mede esforços para se casar com o banqueiro Horácio Cortez. Antes de ser a oficial, Natalie era amante do poderoso dono de um banco de investimentos. Ela só consegue o primeiro posto porque Clarice, mulher de Horácio, morre em um acidente de carro, numa emboscada armada pelo próprio marido. Horácio se livra de Clarice depois que ela descobre sua infidelidade e ameaça denunciar à polícia o seus crimes do colarinho branco.
Sueli trabalha num quiosque no calçadão de Copacabana e, para deixá-lo mais bonito, enfeita o local com uma bandeira listrada com as cores do arco-íris. Sem querer, Sueli transforma o quiosque num ponto de encontro gay da praia. Mal sabe ela que seu filho, Eduardo, "se descobre" gay. O rapaz até namora Paula, filha de Horácio, mas depois acaba se encantando pelo professor Hugo.

Elenco e Personagens
Glória Pires interpretou a Norma Pimentel.
Eriberto Leão interpretou o protagonista Pedro Brandão.
Gabriel Braga Nunes interpretou o vilão Léo Brandão.
Deborah Secco interpretou Natalie Lamour.
Lázaro Ramos interpretou André Gurgel.

Giovanna Lancellotti interpretou Cecilia.
Jonatas Faro interpretou o Rafa.

AtorPersonagem
Glória PiresNorma Pimentel Amaral
Gabriel Braga NunesLeonardo Alencar Brandão (Léo / Armando / Fred / Wilson)
Paola OliveiraMarina Drumond Brandão
Eriberto LeãoPedro Alencar Brandão
Deborah SeccoNatalie Lamour (Natalie Batista Cortez)
Herson CapriHorácio Cortez
Antônio FagundesRaul Brandão
Natália do ValeWanda Alencar Brandão
Deborah EvelynEunice Alencar Machado
Marcelo ValleJúlio Machado
Camila PitangaCarolina Miranda (Carol)
Lázaro RamosAndré Gurgel
Maria Clara GueirosAbigail Drumond Castellani (Bibi)
Ricardo TozziDouglas Batista
Juliano CazarréIsmael Cunha
Cristina GalvãoJandira Mesquita
Giovanna LancellottiCecília Alencar Machado
Jonatas FaroRafael Andrade Cortez (Rafa)
Thiago MartinsVinicius Rocha Amaral
Tainá MüllerPaula Cortez
Bruna LinzmeyerLeila Alencar Machado
Ana Lúcia TorreAnita Brandão (Tia Neném)
Leonardo MiggiorinRoni Fragonard
Rosi CamposHaidê Batista
Isabela GarciaDaisy Damasceno
Cássio Gabus MendesKléber Damasceno
Rodrigo AndradeEduardo Aboim
Marcos DamigoHugo Abrantes
Louise CardosoSueli Brito Aboim
Nathalia TimbergVitória Drummond
Petrônio GontijoRoberto Fischer (Beto)
José de AbreuMilton Castelani
Luigi BaricelliOscar Amaral
Helena FernandesGilda Fischer Amaral
Eduardo GalvãoWagner Peixoto
Guilherme PivaGabino Damasceno 
Roberta RodriguesFabíola dos Santos
Bete MendesZuleica Alencar
Paloma BernardiAlice Miranda
Leonardo CarvalhoWillian Sampaio
José Augusto BrancoFloriano Brandão 
Norma BlumOlga Brandão
Wendell BendelackFrancisco Madureira (Xicão)
Thiago de Los ReyesJoaquim Garrido Marcondes de Almeida (Quim)
Edson FieschiNelson Mesquita
André BarrosZeca Peçanha
Vítor NovelloSérgio Fischer Amaral (Serginho)
Polliana AleixoOlívia Damasceno
Antônio FragosoIsidoro Brito
Pedro Garcia NettoFernando Brandão (Nando)
Carla LamarcaCélia 
Andréa DantasLídia
Daniel MarquesJosé Paulo Assis (Zé Paulo)
Cristiano XimenesLucas Pereira Bastos
Rita PortoZulmira
Rogério FreitasDorival
Carol FazúIvone
Cláudio TovarBorges
Naruna CostaRenata
Marcos OtávioIvan
Prazeres BarbosaAmélia
Beth ZalcmanAparecida Garcia (Cida)
Kiko PissolatoManolo
Tarcísio MeiraTeodoro Amaral
Ricardo PereiraHenrique Taborda
Maria PadilhaMarlene Valdez
Vera FischerCatarina Diniz
Tuca AndradaJonas Brito
Nívea MariaCarmem Santana
José WilkerUmberto Brandão
Ana Beatriz NogueiraClarice Cortez
Fernanda MachadoLuciana Alencar
Fernanda Paes LemeIrene Brandão
Hugo CarvanaOlegário Silveira
Milton GonçalvesGregório Gurgel
Cristiana OliveiraAraci Laranjeira
Lavínia VlasakÚrsula
Ângela VieiraGisela Oliveira
Tamara TaxmanFlorinda
Guilherme LemeAquiles Trajano


Temas, inspirações e personagens

Em 14 de dezembro de 2010, antes mesmo do anúncio oficial da telenovela, o jornalista Leo Dias publicou em sua coluna no Jornal Extra boa parte do enredo da trama, estabelecendo alguns dos principais temas que seriam abordados pela produção.
Uma série de comparações foi feita com a telenovela Vale Tudo - que, explicitamente homenageada pelos autores no nome da companhia de aviação de propriedade da personagem Vitória, teve em seu elenco quatro dos atores presentes em Insensato Coração - Natalia Timberg, Antonio Fagundes, Gloria Pires e Cassio Gabus Mendes - além de abordar temas semelhantes, como a relação entre filhos inescrupulosos (Maria de Fátima em Vale Tudo, Léo em Insensato Coração) e um pai "de boa alma, tão ingênuo quanto determinado" (Raquel, mãe de Maria de Fátima e Raul, pai de Léo).. Até cenas de Vale Tudo seriam revisitadas: em 29 de junho, em seu capítulo 134, Insensato Coração exibiu o personagem Cortez (Herson Capri), enquanto estava fugindo do país em seu jatinho, por conta de crimes de corrupção, repetindo o ato de "dar uma banana" para o país, como Marco Aurélio, personagem de Reginaldo Faria em Vale Tudo, havia feito no último capítulo desta. Entretanto, o desfecho das cenas foi diferente: se na trama original, Marco Aurélio conseguia fugir do país e terminava impune, a decolagem do jatinho de Cortez é impedida pela Polícia Federal, e ele acaba preso. Segundo o jornalista Maurício Stycer: "Foi uma cena de pastelão, ao som de 'Que País é Este?', destinada a transmitir a 'mensagem' que, aparentemente, o Brasil mudou: ainda que não fiquem por muito tempo na cadeia, banqueiros já são presos".
A rivalidade entre irmãos é um dos temas que conduz a história. Léo, se vendo desprezado pelo pai, desenvolve considerável rivalidade com o irmão, Pedro, e passa a sustentar a ideia de que só se tornaria o "filho favorito" se tivesse mais sucesso do que ele.
Insensato Coração recebeu considerável atenção da mídia pela quantidade de personagens assumidamente homossexuais e pela personagem "Natalie Lamour", ex-participante de um reality show e personagem-chave do núcleo cômico da produção.

Música

"Coração em Desalinho", famosa na voz de Zeca Pagodinho, foi cantada por Maria Rita a pedido do autor para o tema de abertura. "Pra que Discutir com Madame", cantada por João Gilberto, foi regravada pelo sambista Diogo Nogueira e outra regravação está presente na trama: a música "Eu Preciso de Você" de Tom Jobim, na voz de Verônica Sabino. A pedido do autor, Ney Matogrosso, gravou "Verdade da Vida" e Nana Caymmi interpreta a canção "Sem Poupar Coração", tema do casal principal da trama, Pedro e Marina.

Audiência

Em seus primeiros quatro meses de exibição, a novela obteve média de 32 pontos, mantendo o mesmo patamar da telenovela exibida anteriormente no horário. No capítulo em que Carmem (Nívea Maria) morre de infarto ao descobrir o golpe de Léo (Gabriel Braga Nunes), a novela bate recorde de sua maior audiência, até então, 40 pontos. Depois, alcançou seu novo recorde de 42 pontos no capítulo em que Léo (Gabriel Braga Nunes) atropela e mata Irene (Fernanda Paes Leme). Os recordes, entretanto, não implicaram em alterações significativas na média da telenovela: em 26 de junho de 2011, o jornal Folha de S. Paulo expôs em matéria que a média da telenovela, durante seus 133 primeiros capítulos, era de apenas 34 pontos - o mesmo que Passione havia obtido no mesmo período.
Em 16 de agosto de 2011, novamente a telenovela atingiu índices considerados significados na medição de audiência realizada pelo Ibope: 46 pontos. Seu último capítulo marcou seu mais novo recorde e consolidou média de 47 pontos, picos de 60 e 83% de participação.
Embora não tenha alcançado índices superiores aos 55 pontos de audiência, como a antecessora Passione, a telenovela obteve uma audiência média levemente superior, algo visto por Ricardo Linhares, um dos autores, como um sinal de seu sucesso.

Exibição Internacional

  • Portugal SIC
  • Geórgia Rustavi 2
  • Bolívia Rede Unitel
  • Peru ATV
  • Chile Canal 13
  • Uruguai Teledoce
  • Nicarágua Televicentro
  • Coreia do Sul Canal Tele Novela
  • Moçambique STV
  • El Salvador Telecorporación Salvadoreña Canal 4
  • Venezuela Venevision Plus
  • Polónia iTVN
  • Cuba Cubavision
  • Estados Unidos América Teve
  • Colômbia VmasTV
  • Israel Viva
  • Porto Rico América CV





0 comentários: sobre Insensato Coração

Postar um comentário para Insensato Coração

© 2011 Downloads | Todos os direitos reservados - Designed by BTN