Avenida


Avenida é o nome que se dá a uma rua de maior relevância em uma cidade, às vezes constituída por duas vias, de forma a permitir grande circulação de veículos. Não necessariamente precisa ser larga ou extensa, sendo que o critério normalmente utilizado para nomear uma via como avenida ou rua é sua importância relativa. Pode ser levado em consideração o fato de esta servir ou não como ponto de ligação entre outras vias e bairros importantes, conectando os serviços da região.
Muitas vezes, uma avenida pode concentrar grande quantidade de empresas, constituindo um importante centro financeiro para a cidade, como a avenida Paulista, em São Paulo. Além desta ser um dos principais pontos turísticos e culturais da cidade. Também pode ser um relevante polo turístico, como a avenida Atlântica, no Rio de Janeiro, a Times Square e a Quinta avenida, em Nova Iorque ou a Avenida da Liberdadeem Lisboa. A avenida Atlântica também reúne diversas construções históricas da cidade, como edifícios e hotéis.
Pode servir de ligação de entre dois municípios, como a avenida Sapopemba, em São Paulo, com 45 quilômetros de extensão, é considerada a maior avenida de São Paulo (a maior do Brasil é a Avenida Brasil no Rio de Janeiro, com 58 Km de extensão), que termina no município de Ribeirão Pires. A mais extensa via urbana em linha reta do Brasil, a Avenida Teotônio Segurado (ou Eixão) encontra-se em Palmas no Tocantins e possui 14,86 quilômetros de extensão total, sendo 12,54 quilômetros em linha reta.

0 comentários: sobre Avenida

Postar um comentário para Avenida

© 2011 Downloads | Todos os direitos reservados - Designed by BTN